Dourada ao sal

by @Tertúlia da Susy, em 18 de novembro de 2015

A primeira vez que provei este prato foi no Porto de Santa Maria e fiquei super curiosa com o modo de confeção. na altura, lembro-me pensei que seria algo bem difícil de fazer, para conseguir que o peixe não ficasse salgado.
Mas, o certo é que já fiz em casa várias vezes e nunca me sai mal (modéstia à parte).



É um prato que se faz bem rápido, económico (dependendo do peixe que se use), que utiliza poucos ingredientes (pode usar os que preferir para colocar no interior do peixe) e que impressiona qualquer convidado.


Ingredientes
1 dourada média
1/2 alho-francês
1 ramo de salsa
1 kg de sal grosso
3 colheres (sopa) de óregãos
água q.b.


Preparação
Ligue o forno a 180ºC. 
Não tire as escamas à dourada; lave-a bem e, abra-a na zona da barriga. Reserve.
Lave e corte o alho-francês às rodelas; lave a salsa; coloque estes vegetais dentro do peixe. Reserve.
Num tigela, junte o sal grosso e os óregãos; misture bem.
Num pirex, cubra o fundo com o sal; coloque o peixe e cubra-o todo com o restante sal. Salpique com umas gotas de água.
Leve ao forno, aproximadamente 30 minutos.
Retire do forno e, com a ajuda de uma faca e de uma colher, parta a crosta de sal que se formou durante a cozedura.
Sirva o peixe e verá que a pele sairá facilmente.


Tempo de preparação: 30 minutos 
Quantidade: 1 pessoa
Custo: económico 
Grau de dificuldade: fácil (*) 
Vegetariano: Não 
Para crianças: Sim 
Ingrediente principal: Dourada
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

9 Comments

  1. já ando a meses para fazer assim o peixe em sal mas nunca o fiz toda agente diz que é super delicioso, tenho que experimentar


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Tambem tenho de experimentar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. É desta que irei fazer um peixe ao sal!!!
    Há tempos, passeando por Aveiro, fomos visitar as salinas e acabámos por comprar um saco de 3kg de sal grosso e um pacotinho de flor de sal (tempera na mesma e é caríssimo para o que vale!!!).
    Agora com esta ótima sugestão não vou deixar de experimentar com um peixinho um pouco maior!
    Depois conto como foi!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Susy!!
    Sempre tive vontade de fazer peixe dessa forma, mas morro de medo de acabar ficando salgado demais. Mas pelas suas dicas, parece que fica temperado no ponto certo, acho que vou me arriscar por aqui!
    Beijinhos e ótimo dia pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  5. Nunca experimentei mas tenho de fazer em breve, parece muito bom :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  6. belo peixinho!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Não faço há imenso tempo mas é das comidas saudáveis que mais aprecio! Esta fantástico o teu prato! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Nunca experimentei, tenho de fazer! O peixe ficou com um aspeto maravilhoso :)

    ResponderEliminar